domingo, 7 de julho de 2013

O melhor não quer dizer o mais caro

Há alguns dias atrás estava numa farmácia e ouvi quando um homem muito bem vestido pediu um nebulizador, a farmacêutica perguntou qual o modelo ele desejava e ele respondeu o mais caro. Parece que se queremos mostrar que nos importamos, que damos valor, nos propomos a pagar o mais caro. Na hora eu me lembrei de um triste episódio que narro no tão esperado livro que tanto falo neste blog, para não ficar muito longo vou tentar reduzir.
no dia 13 de Janeiro de 2012 nos reunimos para comemorar o aniversário do meu cunhado Renato. No meio da reunião eu senti meu lábio inferior esquerdo dormente, como se tivesse comido pimenta. Não dei muita importância, achei que no dia seguinte teria passado, não passou, piorou. A dormência só foi aumentando, passou para o queixo, só no lado esquerdo. Fazia uma peregrinação diária a uma gama de médicos e dentistas, era ADM (articulação têmporo-mandibular), depois me corrigiam dizendo que era DTM (distúrbio têmporo-mandibular), cheguei há passar 12 horas fora de casa entre exames e consultórios médicos. Ninguém descobria o que eu tinha, eu não sentia nada a não ser esta dormência. Claro que fui direto ao Dr. Mário (meu oncologista), que me pediu para fazer um exame de punção de liquor lombar e para ir a um bom neurologista. Engraçado que para algumas especialidades “bom” significa caro e sem agenda e nunca atende pelo plano de saúde. Era o caso deste sujeito, neurologista consagrado, escreve professor no cartão de visita já que é professor da UFRJ. A consulta na época era R$700,00, muito, muito cara mesma, mas foi um pedido do Dr. Mário, não questiono. Só que apesar de caro o médico ainda atrasa para caramba e acabou que ficou inviável para o Fernando( meu marido ) me esperar, ele iria comigo, tive que ir sozinha.
Entrando expliquei o que estava acontecendo, mostrei a ressonância do crânio, que estava normal e fui levada a uma maca onde ele fez um exame com um bastão gelado, ele tocava uma parte do meu corpo e perguntava se eu estava sentindo, é claro que na parte do meu queixo eu não sentia. De repente ele se levanta com uma cara de sabe tudo e diz que já tem o meu diagnóstico,_ nossa, ainda bem. Só que ele não falou comigo, foi direto falar com o meu médico. Comecei a prestar mais atenção quando ele disse que era numb chin syndrom em português seria algo como síndrome do queixo dormente, ele completou que algumas sessões de radioterapia deveriam resolver. EU PIREI. Pedi para falar com o Dr. Mário, marquei uma consulta com ele no dia seguinte, não me lembro direito o que mais foi dito, só me lembro de perguntar se aquele médico tinha certeza do que ele estava dizendo. O tal sujeito me olhou com um olhar frio e disse que ele tinha câncer de pâncreas, a mulher dele tinha tido câncer de mama e todos enfrentaram com coragem e que eu deveria fazer o mesmo, como se eu não enfrentasse os meu problemas, só que eu já havia enfrentado dois. Falei para ele que nunca fugi das minhas doenças, mas achava que já tinha me protegido, achei que tinha aprendido a fortalecer meu corpo e que não iria passar por tudo aquilo novamente, saí arrasada.
No dia seguinte o fofo do Fernando não foi trabalhar me disse que ira passar o dia comigo, gostoso. Me levou para almoçar fora e na hora da consulta com o Dr. Mário estava comigo. Dr. Mário é muito sério normalmente, mas comigo não, a Socorro ,que trabalha com ele,  um dia brincou que vai mandar um gravador para a minha consulta para mostrar aos outros pacientes que ele ri, mas neste dia não teve risos. Ele logo me perguntou porque eu não havia feito o exame de punção lombar que estava agendado, eu disse que o médico renomado que havia ido , o tal neurologista bam bam bam, disse que não precisava. Ele não gostou e ligou para o laboratório marcando para o dia seguinte
Bom, acordei e fui fazer o tal do exame, nada agradável, enfiam uma agulha na sua espinha e puxam o tal líquido. Você tem que ficar imóvel porque se balançar a pessoa pode errar e um estrago vai sair caro. Não pode voltar dirigindo, tive que voltar praticamente deitada no carro porque como faz um furinho tem o risco de sair líquido ou entrar líquido sei lá, só sei que pode dar uma dor de cabeça horrível, cefaleia como dizem os médicos, graças a Deus eu não tive nada. No mesmo dia recebi o resultado parcial negativo, Dr. Mário me ligou pessoalmente para dizer que haviam ligado do laboratório dizendo que não foram encontradas células neoplásicas. Sexta-feira dia 17 já estava fazendo o PET scan e é claro mais tensa aguardando o resultado. Mais uma vez tive resposta no mesmo dia e mais uma vez negativo, nada de células malucas no meu corpo. Dr. Mário, mais uma vez, me ligou e como estava com a passagem comprada para viajar para os EUA minha pergunta foi logo se estava liberada e ele com um tom aliviado respondeu que sim, disse que não tinha com o que me preocupar que já tinha descartado qualquer tipo de recidiva. Só pensava naquele idiota que apesar de ter visto o meu exame com o laudo de normal me deu o diagnóstico de câncer com um simples exame de tato e por perguntas que me fez, é confiar muito no taco dele. Mas eu não consegui sossegar, tinha que dizer para ele que ele não podia enlouquecer as pessoas desta maneira, por isto enviei um e-mail que a diferença entre Deus e alguns médicos é que Deus sabia que não era médico, mas alguns médicos não sabiam que não eram Deus.
Eu fiquei indignada, mas tirei algumas lições, o fato de ser careiro não garante que o cara seja bom, às vezes pode cobrar caro e nem por isto ser bom. Mesmo que o cara seja o bam bam bam, não deixe de fazer um exame marcado, ele vai falar muito mais de você do que apenas um exame clínico e confie nos seus instintos

Aprendi que a empatia entre médico e paciente é vital. Dr. Mário Alberto é um excelente médico, renomado, com certeza, mas independente disto é a pessoa que eu confio. Tenho lido sobre o assunto e pelo que entendi esta relação é tão forte que existe melhora até com pacientes que estão recebendo tratamento com placebo.
Procure o melhor para você, não é o mais caro, é o que te atende melhor.

Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário